Sling, canguro, baby bag


A palavra Sling vem do inglês e quer dizer pendurar. É feito com uma faixa de pano costurada nas extremidades. Sua origem não é certa, mas sabe-se que os povos primitivos já usavam. Indianos, chineses, povos indígenas, africanos já transportavam assim as suas crianças.

Caiu nas graças da população em geral após ser usado pelas celebridades hollywoodyanas como Julia Roberts, Angelina Jolie, Cindy Crawford, Sheryl Crow, Courtney Cox, Gwen Steffani, Kate Hudson e muitas outras. O sling pode ser usado por crianças de até 24 kilos ou 4 anos.
Há várias formas de carregar, há alguns modelos disponíveis no mercado mas todos eles proporcionam conforto para o bebê e para a mãe.

Os especialistas garantem: as vantagens são muitas. Crianças "slingadas" crescem mais calmas, seguras, com a auto-estima elevada e desenvolvem melhor seu potencial cognitivo e motor.




Alguns pediatras recomendam o uso do acessório pois foi constatado que pode reduzir consideravelmente o problema de crianças que sofrem de refluxo. As crianças dormem melhor, ficam mais calmas.



Todos saem ganhando


Para muitos médicos e mães o sling proporciona maior contato entre mãe e filho:"Quando colocada no sling, a criança fica em uma posição semelhante à fetal - próxima ao calor voz, respiração e frequência cardíaca materna - como se a gestação continuasse fora do ventre da mãe", revela Maria Cristina Senna Duarte, pediatra e diretora médica da Neovacinas.



E não para por aí. As vantagens são ainda maiores.

- O sling atua como incubadora natural para bebês prematuros, fornecendo a temperatura ideal através das trocas de calor com a mãe. Bebês "slingados" ganham peso e se desenvolvem mais rapidamente.




- A tipóia acalma e reduz o estresse. Previne os choros e as cólicas, melhorando também a digestão, os refluxos e o sono do bebê.

- Seu formato ergonômico respeita a espinha dorsal tanto do bebê quanto de quem o carrega. E permite que o bebê mantenha as perninhas juntas em uma fase em que suas articulações ainda estão se formando.

- O carregador aumenta a auto-estima do bebê, pois ele recebe mais carinho e atenção do que estando no carrinho ou bebê-conforto.

- O sling protege, ainda, a criança do sol e do vento. E facilita a circulação em meio a multidões e lugares com desníveis ou de difícil acesso.

- Ele é prático, confortável, lavável, dobrável, leve e seguro.

Até a mamãe sai ganhando. "O sling permite realizar tarefas antes impossíveis com o bebê nos braços. Você poderá, ainda, amamentar a criança na rua, discretamente.

E, ao contrário do que muita gente pensa, o bebê não fica "tortinho" dentro do sling. "Se bem posicionado, o sling não causa danos para o bebê nem para a coluna da mãe", afirma a pediatra Maria Cristina.

Fonte: Bolsa de Mulher, algumas modificações feitas por mim.

Algumas estampas

Meus slings

Nenhum comentário: